Voltar

Nova operação de crédito está disponível para o trabalhador brasileiro

17/10/2018

O início das operações de empréstimo consignado com o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) possibilita uma nova opção de crédito aos trabalhadores brasileiros desde o final de Setembro. Aprovada pelo Conselho Curador do FGTS no qual é regida pelo Ministério do Trabalho a nova linha de financiamento possui taxas mais baratas e está à disposição de quase 37 milhões de profissionais com carteira assinada no país, sendo incentivada inicialmente pela Caixa Econômica Federal que é o primeiro banco a operar com esta modalidade.

O uso deste benefício está previsto na Lei 13.313/2016 e, em breve, será disponibilizado em outras agências bancárias. Para que o crédito seja acessível de fato, os juros deverão ser menores que 3,5% ao mês, o que significa em uma redução em percentual de até 50% que as demais operações oferecidas pelo mercado.

As empresas que desejarem disponibilizar a modalidade aos seus colaboradores deverão procurar uma agência da Caixa para firmar o Convênio de Consignação. Além disso, há outros requisitos que deverão estar de acordo com relação ao empregado:

•             possuir margem consignável disponível para averbação de parcela em folha de pagamento;

•             possuir  vínculo empregatício de, no mínimo, 12 meses junto à empresa do setor privado;

•             receber salário em conta corrente da CAIXA;

•             e ter saldo de FGTS compatível com o valor do empréstimo desejado.

Os valores de reserva para garantia são limitados ao somatório de 10% do saldo disponível na conta do FGTS e de 100% da multa rescisória prevista (caso o funcionário seja demitido sem justa causa), sendo que o prazo para quitação do crédito é de no máximo 48 meses.

 É importante refletir e decidir com atenção se você, trabalhador da iniciativa privada, pode aproveitar esta oportunidade para limpar o seu nome, investir em algo novo, realizar pequenas reformas ou quitar dívidas.

Quer saber mais a respeito da nova operação de crédito? A MSJ e MEGA Contabilidade estão de portas abertas para te orientar. O primeiro passo é entrar em contato com os profissionais responsáveis pelas empresas através do telefone (47) 3332-8990 ou enviar um e-mail para contato@msjcontabilidade.com.br.

 

Soluções MSJ