Voltar

Balanço patrimonial garante a segurança de sua empresa

27/11/2018

Apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma empresa. É com esse objetivo que o balanço patrimonial, anualmente, organiza os bens e direitos, além de exigibilidades. Esta ação é obrigatória, exceto para empresários rurais e microempresas. Portanto, os demais devem ficar atentos ao prazo que se encerra: 31 de dezembro.

 Maurício Junkes, sócio-proprietário das contabilidades MSJ e Mega, explica que a assessoria contábil é responsável pelo fechamento e entrega de obrigações, como o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e Livros (Diário e Razão).“Consiste em conciliação de todas as contas contábeis, verificação de débitos ou créditos juntamente a receita e análise de continuidade da empresa”. Ele destaca ainda, que o procedimento é feito para uma segurança financeira da empresa. “Também é efetuado o planejamento tributário, garantindo uma melhor projeção para o futuro”.

 Os critérios utilizados na elaboração do balanço patrimonial são definidos por órgãos específicos de cada nação. No Brasil, por exemplo, é o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que expede essas normas gerais. Além disso, no território brasileiro, atua a Comissão de Valores Mobiliários, o Banco Central do Brasil, a Secretaria do Tesouro Nacional e os Tribunais de Contas.

 

Soluções MSJ